segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O que é preconceito de experimentador e como evitá-la


Robert Rosenthal, psicólogo de renome foi um dos primeiros a apresentar um viés de pesquisadores como de expectativas do experimentador ". Isso não pegou muita atenção até dos anos 1960.

O que é preconceito de experimentador?

O preconceito de experimentador termo está relacionado à influência do pesquisador sobre o resultado de sua pesquisa. Quando os pesquisadores escolher o seu tema de pesquisa há um resultado provável que eles previram em suas mentes. Na psicologia isso é denominado como "efeito do observador expectativa '. Devido à previsão do resultado com antecedência, a metodologia de pesquisa ou a forma como o resultado é analisado ou mesmo da forma como é interpretada pode ser influenciado. Este basicamente se para o ponto onde as pesquisas que têm sido tomadas com a influência de um resultado provável em mente, não irá derivar um resultado preciso. Isto faz com que a pesquisa pouco fiáveis. A sentença, ou a conclusão é desviado forma que o resultado real deveria ser.

Preconceito de experimentador pode ocorrer em qualquer faceta de uma pesquisa. Pesquisadores viés pode influenciar a sua revisão de literatura, a amostra do estudo tomaram, também o método de análise dos dados, e até mesmo em representar o resultado da pesquisa.

Viés Pesquisa Qualitativa

Normalmente, um viés de pesquisa qualitativa encontra-se em pesquisas das ciências sociais. Isso é porque ele não é tão preciso como a ciência física. Ciências sociais, mais estudos de padrões de comportamento, e medir um comportamento ou mesmo quantificar, não é possível. A forma como os métodos qualitativos são usados ​​também são diferentes. Assim, os resultados de uma pesquisa estudo social será baseada na interpretação que o pesquisador é. Preconceito de experimentador em estudos sociais de comportamento às vezes é inevitável. Como no caso da economia, um estudo realizado por uma visão marxista sobre o capitalismo e da perspectiva keynesiana de economia mista, ambos vão ter influenciado as interpretações do resultado da mesma pesquisa. No caso da ciência física também, os resultados podem ser tendenciosos. Isso acontece quando pesquisadores em torno de uma figura, fazendo com que a conclusão imprecisa.

Viés Pesquisa Quantitativa

Viés quantitativo está associada com a escolha de uma amostra de errado ou de uma maneira errada de análise. Uma amostra de errado, seria uma amostra tendenciosa. Vamos dizer que você está tentando pesquisas sobre políticas de uma empresa de trabalho, mas para a revisão que você tomar um inquérito apenas das mulheres no trabalho e não os homens. Neste caso, a amostra é polarizado em que não mostram opinião dos homens. Além disso, se uma amostra é pequena, então, novamente resultado da pesquisa seria enviesada. Mesmo escolhendo um erro ou uma forma imprecisa de análise de dados pode levar a um viés quantitativo.

Como evitar preconceito de experimentador?

Preconceito de experimentador é uma incompetência humana de ser objetivo e incitar para a subjetividade.

Duplo-cego

Esta é a técnica mais comum e eficiente utilizados pelos investigadores. Aqui, os pesquisadores devem ser mantidos distantes do que a pesquisa poderia ser resultado participantes. Além disso, os participantes da pesquisa não estão autorizados a interagir com o pesquisador para saber o que a sua perspectiva sobre a pesquisa é.

Mecanizar procedimentos

Nada é tão magnífico quanto o cérebro humano, portanto, para evitar as complexidades de um cérebro passa, é melhor para mecanizar os seus procedimentos de pesquisa. Use um computador para armazenar e gerenciar dados e usar o software analítico para analisar os dados. Um computador não vai te dar uma resposta tendenciosa, será matematicamente resolver o que for que lhe é submetida.

Protocolos de Investigação

Um formato recomendado para um protocolo de pesquisa deve ser respeitado pelos alunos. Isso faz com que a pesquisa sistemática e reduzir o escopo de ser tendencioso. O pesquisador terá que seguir passo a passo do protocolo e que irá impedi-los de saltar para uma conclusão ou uma metodologia de pesquisa diretamente.

Intervenção Investigador

Um investigador deve planejar a pesquisa para o pesquisador, em vez da liberdade todo deitado nas mãos do experimentador. O pesquisador deve ser dito o que fazer eo que não fazer.

Considere aspectos mais

Enquanto olhando para a conclusão, não só a causa eo efeito das variáveis ​​independentes e dependentes deve ser considerada, mas também o efeito que isso tem sobre outras variáveis ​​indiretamente relacionadas devem ser mencionados.

Os experimentadores são obrigados a manobrar a sua pesquisa de acordo com o que a sua interpretação e entendimento é para o sujeito. Embora quando os investigadores de pesquisa são orientação e acompanhamento dos movimentos pesquisadores, a intensidade do preconceito pode ser reduzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário