sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Ensinar Pensamento Crítico


"Minha mente é um jardim, meus pensamentos são as sementes, minha colheita é ou flores ou ervas daninhas." - Mel Weldon

O pensamento crítico é útil para produzir "flores" de nossos pensamentos. Aprender a pensar criticamente ajuda a gerar a confiança dentro de uma pessoa para avaliar, analisar e interpretar qualquer tipo de informação / evento / circunstância de forma mais eficiente. Hoje em dia as instituições educacionais estão enfatizando a necessidade de ensinar habilidades de pensamento crítico para seus alunos. Nos tempos modernos, os pensadores críticos podem contribuir significativamente para a melhoria da nossa sociedade.

A qualidade essencial do Pensamento Crítico

Quando se começa a pensar a partir de um de mente superior ou mente espiritual, que é denominado como o pensamento crítico. Nossa mente inferior ou o cérebro é basicamente limitada e egocêntrica por natureza. É dirigido por nossas próprias emoções, necessidades e gostos e desgostos pessoais. É também facilmente expostos a influências exteriores. Como resultado, ela só é capaz de realizar as atividades de nossa vida diária de forma superficial. No entanto, o pensamento crítico tem um papel vital quando tomamos decisões cruciais que precisam julgamento imparcial. Em suma, o pensamento normal é conformista e às vezes até irracional, enquanto o pensamento crítico é racional e criativo.

A Necessidade de Pensamento Crítico

Ninguém nasce com a capacidade de pensar criticamente. À medida que crescemos, nossas experiências de vida nos ensinam a pensar de forma mais analítica. Mas só contando com experiências de vida não é suficiente. Há uma grande necessidade hoje para educar crianças e jovens a pensar profunda e criticamente sobre questões relevantes, de modo que eles se tornam adultos maduros, com pensamento adequados de resolução de problemas habilidades. Devido à falta de orientação, o processo de pensar na juventude de hoje é um pouco inconsistente e não segue qualquer ordem metódica. Eles tendem a se concentrar na aquisição de mais fatos e mais novo e isolado sobre qualquer assunto sem entender o conceito básico sobre o assunto. Como resultado, eles não conseguem resumir o que eles têm estudado e avaliar a significância do objecto. Se eles são treinados em raciocínio crítico em que se aplicariam inquérito lógico observação cada e seria capaz de chegar a uma conclusão relevante.

Métodos de Ensino de Pensamento Crítico

Ensinar o pensamento crítico é um processo contínuo. Ele não pode ser limitado a apenas algumas sessões em sala de aula poucos. Deve ser estritamente realizadas por alguns instrutores bem treinados. O pensamento crítico pode ser dominada através da auto-disciplina. O aspecto mais importante de ensinar o pensamento crítico é a adoção de métodos que permitam aos alunos pensar livremente e que não forçá-los a pensar de uma maneira particular. Alguns dos métodos básicos são listados abaixo:

* Um dos melhores métodos é envolvê-los em um grupo de discussão ou debate sobre qualquer assunto. Como resultado, os alunos podem liberar seus pensamentos e idéias, sem restringir-se a qualquer conjunto de normas.

* Também é bom para persuadir os estudantes a articular as suas opiniões através da escrita. Escrever ajuda se expressar de uma forma concisa e coerente. Ela obriga a manter o foco sobre o conteúdo e fazer inferências eficaz.

* Resolver problemas numéricos ou quebra-cabeças pode ser considerado como um outro método de ensino do pensamento crítico, pois aguça sua habilidades para resolver problemas.

* Existem outros métodos inovadores que ajudam os estudantes a estender suas habilidades de raciocínio lógico. Por exemplo, durante os estudantes exames devem ser examinados em problemas ou situações que testam suas habilidades analíticas e sua criatividade, ao invés do que eles memorizaram. Graus mais elevados deve ser dada às respostas mais inovadoras.

Essas inovações fazem com que tanto o ensino e experiência de aprendizagem mais interessante.

Benefícios do Pensamento Crítico

Ensinar o pensamento crítico traz uma mudança radical no processo de pensamento todo dos alunos. Eles podem enfrentar os desafios da vida com confiança e alcançar seus objetivos. É benéfico na construção de uma mente produtiva que pensa de forma independente e adquire largueza de vistas. Normalmente, nunca pensadores críticos se deixar levar por impulsos ou se comportar irracionalmente. Foi percebi que ensinar o pensamento crítico tem um efeito positivo sobre o desenvolvimento global da personalidade de um indivíduo.

Ensinar o pensamento crítico pode ser descrito como um curso de acção para re-educar as almas educadas sobre as virtudes básicas do pensamento em profundidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário