sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Atividades de Vida Diária Checklist


As atividades de vida diária incluem aquelas tarefas que são necessárias para completar o trabalho de rotina. Incapacidade para executar essas tarefas cria problemas em nossa vida do dia-a-dia. As pessoas na faixa etária acima de 65 anos são conhecidos para enfrentar dificuldades em realizar essas tarefas de rotina. Atividades de listas de verificação da vida diária deve revelar-se útil para os cidadãos mais velhos. Necessidades dos idosos pode ser tratado de forma adequada com a ajuda dessas listas. Com base nos dados preenchidos nestas listas, o nível de assistência para os idosos pode ser medido. Além disso, existem muitos programas conduzidos para o benefício das pessoas com deficiência e idosos. As listas de verificação deve provar ser de grande ajuda para a realização de tais programas; uma avaliação adequada da capacidade de uma pessoa para executar diferentes tarefas é realizada através de estas listas. Necessidades dessa pessoa são claramente compreendidos com a ajuda de tais avaliações.

Lista de Atividades de Vida Diária

As atividades de vida diária podem ser agrupadas em duas categorias: fundamentais atividades da vida diária e atividades instrumentais da vida diária. As actividades fundamentais são aqueles realizados de forma independente pela pessoa em questão. Estes estão entre as atividades que uma pessoa não pode evitar de fazer na rotina de um dia. Por exemplo, uma pessoa não pode evitar de comer ou se mover ou vestir / despir, etc No caso de pessoas com deficiência, a atividade de vestir / despir podem incluir a tarefa adicional de colocar membros artificiais ou outros dispositivos semelhantes. A lista apresentada a seguir deve nos dar uma idéia de quais atividades estão incluídas nesta categoria.

* Mudança: Andar a pé, entrando na cadeira de rodas (em caso de invalidez ou velhice) e outros movimentos similares vêm no âmbito desta actividade diária.

* Comer A pessoa deve ser capaz de alimentar a si mesmo / ela mesma. Em alguns casos a ajuda é necessária, enquanto a alimentação.

* Vestir / despir: A atividade de vestir e despir sem ajuda. A pessoa deve ser capaz de lidar com botões, zíperes e outros elementos de fixação tais sem ajuda externa.

* Atividades WC: Nesta atividade, a pessoa em questão deverá ser capaz de usar o banheiro.

* Continência: Capacidade de controlar os movimentos da bexiga é referida como a continência. Uma pessoa é esperado para gerenciar a incontinência sem nenhuma ajuda. Caso contrário, é prestada assistência a essas pessoas.

* A higiene pessoal e grooming: Limpeza e manutenção da higiene corporal, corte de unhas, etc, são as atividades que estão sob esta tarefa.

Atividades instrumentais da vida diária não possuem importância, tanto quanto as atividades fundamentais, no entanto, eles ainda são um importante conjunto de atividades diárias. As actividades fundamentais são aqueles sem os quais uma pessoa não pode sobreviver. Atividades instrumentais, por outro lado permitir que uma pessoa para levar uma boa vida social. Algumas das actividades instrumentais estão listados abaixo.

* O shopping do mantimento

* Cozinhar alimentos

* Fazer o trabalho doméstico de rotina

* A utilização de telefone

* Tomando cuidado adequado de animais de estimação

* Tomar medicamentos

* As atividades performáticas referentes a regulamentos e procedimentos de segurança

* Gestão de assuntos financeiros relacionados

Lista de Atividades de Vida Diária

A lista de atividades da vida diária pode ser usado para manter o controle das tarefas mais importantes diários. A lista deve ser elaborada com a ajuda de colunas que indicam se uma pessoa tem para executar as tarefas de forma independente ou com alguma ajuda. A coluna para indicar se uma pessoa é completamente dependente dos outros devem também ser incluídos na tabela. Idosos da sociedade podem se beneficiar do uso de listas de verificação tais.

* Clique na tabela para torná-lo para impressão

Atividades

Independente

Help Needed

Completamente dependente

Não aplicável

Banho

Grooming

Curativo

Bowel / controle da bexiga

Higiene Oral

Caminhada

Mobilidade e Transportes

Alimentação

Subir escadas

Planejamento de refeições e cozinha

Errand Correndo

Utilizar o telefone

Gerenciando

Medicamentos

Fazendo Lavandaria

Tarefas domésticas

Money Management

Condução

As atividades da vida diária lista apresentada acima, agrupar as tarefas mais importantes. Idosos precisam de ajuda para fazer as diferentes tarefas da vida diária. Nesses casos, a assistência de um profissional de cuidados em casa podem ser aproveitados. Se você contratar um trabalhador de casa, fornecendo ele / ela com as especificações sobre as tarefas a serem executadas se torna necessário. Isso torna o trabalho do profissional da saúde para casa muito mais fácil. Um exemplo de lista de verificação das atividades de assistência diária que transmite as informações necessárias para os trabalhadores de cuidados ao domicílio é dado abaixo.

Preparação de refeições

As atividades da vida diária lista de verificação apresentada a seguir incluem duas colunas para as respostas ou seja, 'Sim' e 'Não'. Estas respostas dão uma idéia clara do grau em que uma pessoa precisa de ajuda para lidar no dia-a-dia.

Atividade

Sim

Não

Será que você planeja sobre as refeições devem ser preparadas?

Você precisa ajudar no processo de planejamento das refeições?

Você precisa de um trabalhador de casa para preparar as refeições?

Você quer que o trabalhador de casa para preparar refeições e armazená-lo na geladeira?

Você prefere fazer as refeições na sala ou na cozinha?

As atividades da vida diária lista de verificação apresentados no artigo abrangem quase todas as tarefas necessárias do dia-a-dia. A lista deve revelar-se útil na realização das tarefas rotineiras de uma forma suave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário